A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

AUTORA
Professora Rosângela Lopes, 3º, 4º e 5º anos

A leitura além de ser instrumento para a construção do saber em sala de aula, cria um indivíduo crítico-reflexivo, pronto para transformar a sociedade em que vive. No entanto, percebe-se que cada vez menos jovens desenvolvem o hábito diário da leitura e cabe a nós, educadores, despertar esse interesse desde cedo na vida dos nossos pequenos.

Encontramos algumas dificuldades em inserir a leitura em nossas vidas nos dias de hoje, por vários motivos, entre eles a falta de tempo, a rotina que muitas vezes é corrida, a falta de costume. E com relação as crianças é uma disputa com a internet, com joguinhos e outras coisas que estão mais acostumados atualmente, a leitura acaba ficando sempre em segundo ou terceiro plano. Mas é um habito que deveríamos ter, pois é de extrema importância para nossas vidas, não somente como uma necessidade, mas também como uma forma de viajar na imaginação, de se distrair, conhecer um mundo novo, conhecer novas culturas que muitas vezes somente a leitura pode nos proporcionar.

O nosso projeto de leitura está sendo desenvolvido com os alunos da escola multisseriada das turmas do 3º, 4º e 5º ano, com o objetivo de despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita, estimulando o hábito diário da leitura., não somente na escola mas em casa com familiares, proporcionando um momento de partilha e conhecimento.

O projeto LENDO EM HARMONIA COM A NATUREZA foi realizado em grande parte na área externa da escola, mas principalmente na casa dos educandos com participação da família. Foram escolhidos alguns livros de acordo com os interesses da turma e como a nossa escola é uma escola do campo, ficou mais fácil desenvolver esse projeto em meio a natureza. Em uma das nossas aulas nos reunimos embaixo de uma árvore, com uma sombra ampla e refrescante, local adequado para deixar a imaginação ir além das páginas dos livros.

Em casa os educandos escolheram um local calmo e aconchegante embaixo de uma árvore para ter um momento de leitura, alguns sozinhos outros acompanhados. Na sala relataram que foi uma experiência diferente, nova que pretendem levar adiante.

Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPÊ AMARELO

Brincadeiras na Educação Física