Conhecendo as pinturas rupestres de Piraí do Sul- Leitura compartilhada do Livro “Projeto Espeleopiraí”.
AUTORA
Professora Kelli Carneiro, sala multisseriada (1º ao 5º ano)
No dia 06 de setembro os alunos de todas as séries realizaram a leitura compartilhada e apreciação do livro “Projeto Espeleopiraí”, o mesmo foi produzido a partir de pesquisas realizadas em nosso município, na qual se destacam as pinturas rupestres. Recebemos esse rico material acompanhado de alguns e-books, estes são um guia para conhecer as cavernas, o mesmo apresenta belíssimas imagens de cavernas da região e das pinturas acima mencionadas. Visando articular diferentes disciplinas, após a leitura e apreciação, abordamos o tema das pinturas rupestres, como foram produzidas, materiais utilizados, o que levou à reflexão que possibilitou a abordagem da produção de tintas a partir de ingredientes encontrados na natureza. Partindo da gama de temas possíveis de se trabalhar, optei por articular as culturas africana e indígena, haja vista que, esses povos se destacam na arte da produção de tinta artesanal, os alunos ficaram encantados. Após a leitura, nas turmas da manhã trabalhei o gênero textual receita, na qual aprenderam o passo a passo da produção de tintas utilizando terra e especiarias. Na atividade prática proposta, os alunos produziram as tintas e reproduziram as pinturas rupestres em papel sulfite, utilizando as mesmas. Nas turmas do período da tarde, as tintas foram produzidas, sob minha supervisão, e utilizadas na reprodução das pinturas rupestres retratadas no guia. Foi uma experiência muito significativa, na qual pudemos retomar os conteúdos estudados em várias unidades curriculares, conhecer as riquezas naturais que temos em nosso município, bem como, aprofundar os conhecimentos acerca das culturas africana e indígena. Como educadora, fiquei maravilhada com os resultados desse trabalho, foi emocionante ver o entusiasmo dos alunos e as belas obras produzidas por eles, enquanto trabalhamos temas pertinentes acerca das relações Étnico-raciais, sendo de suma importância trabalhar no âmbito escolar a valorização das culturas africana e indígena.
Professora Kelli Carneiro, sala multisseriada (1º ao 5º ano)
No dia 06 de setembro os alunos de todas as séries realizaram a leitura compartilhada e apreciação do livro “Projeto Espeleopiraí”, o mesmo foi produzido a partir de pesquisas realizadas em nosso município, na qual se destacam as pinturas rupestres. Recebemos esse rico material acompanhado de alguns e-books, estes são um guia para conhecer as cavernas, o mesmo apresenta belíssimas imagens de cavernas da região e das pinturas acima mencionadas. Visando articular diferentes disciplinas, após a leitura e apreciação, abordamos o tema das pinturas rupestres, como foram produzidas, materiais utilizados, o que levou à reflexão que possibilitou a abordagem da produção de tintas a partir de ingredientes encontrados na natureza. Partindo da gama de temas possíveis de se trabalhar, optei por articular as culturas africana e indígena, haja vista que, esses povos se destacam na arte da produção de tinta artesanal, os alunos ficaram encantados. Após a leitura, nas turmas da manhã trabalhei o gênero textual receita, na qual aprenderam o passo a passo da produção de tintas utilizando terra e especiarias. Na atividade prática proposta, os alunos produziram as tintas e reproduziram as pinturas rupestres em papel sulfite, utilizando as mesmas. Nas turmas do período da tarde, as tintas foram produzidas, sob minha supervisão, e utilizadas na reprodução das pinturas rupestres retratadas no guia. Foi uma experiência muito significativa, na qual pudemos retomar os conteúdos estudados em várias unidades curriculares, conhecer as riquezas naturais que temos em nosso município, bem como, aprofundar os conhecimentos acerca das culturas africana e indígena. Como educadora, fiquei maravilhada com os resultados desse trabalho, foi emocionante ver o entusiasmo dos alunos e as belas obras produzidas por eles, enquanto trabalhamos temas pertinentes acerca das relações Étnico-raciais, sendo de suma importância trabalhar no âmbito escolar a valorização das culturas africana e indígena.
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