Reconto de Histórias: Valorizando as Culturas Africana e Indígena

AUTORA
Professora: Kelli Carneiro
Turmas: 4 e 5 anos EF.
Número de alunos: 13


Os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade de reconto de histórias com o objetivo de ampliar o repertório literário e valorizar as culturas africana e indígena, conforme a Lei 11.645/2008. A atividade iniciou com a organização de uma mesa literária com livros de diferentes autores. Cada estudante escolheu uma obra de seu interesse e fez a leitura individual, observando personagens, enredo e mensagem. Em seguida, reescreveram a narrativa com suas próprias palavras, organizando o texto em início, meio e fim para demonstrar a compreensão da leitura. Depois, cada aluno confeccionou um livreto artesanal com capa ilustrada, o reconto dividido em cenas e desenhos que representavam os momentos principais da história. Para finalizar, houve a apresentação e socialização dos trabalhos, em que cada estudante contou para a turma qual livro escolheu, resumiu a história e destacou a parte que mais gostou. A atividade contribuiu para o desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade, além de fortalecer o respeito à diversidade cultural presente na literatura brasileira. Os estudantes demonstraram entusiasmo e engajamento durante a atividade.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esse lugar foi sempre assim?

cantinho da leitura sustentável

IPÊ AMARELO